SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G0317OD063GUKTRGJUD6
Z7_086423G0317OD063GUKTRGJU71

Z7_086423G0317OD063GUKTRGJUN3

Tutorial para Declarações Diversas

1. Na página inicial da plataforma, clique no menu “Serviços” e localize o menu “Declarações” e clique em “Declarações Diversas”.


2. Será exibida uma breve descrição do serviço, com as condições para solicitação. Seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Informe: 

  • Sua unidade atual
  • A justificativa para a solicitação da declaração (ex.: fins acadêmicos, financeiros, comprovação funcional etc.).

Clique em “Prosseguir” para concluir o envio da solicitação. Sua solicitação será encaminhada com sucesso à área de Gestão de Pessoas.


3. Volte à página inicial do aplicativo, role até o final e acesse a Central de Atividades, onde estão listadas suas tarefas e solicitações. Clique em “Minhas Solicitações” e selecione a solicitação desejada.


4. Na tela da solicitação, você poderá visualizar os anexos enviados, verificar o status da solicitação e consultar o documento em PDF gerado com assinatura digital via gov.br.


💡 Dica: ao informar a justificativa, seja claro e objetivo. Isso agiliza a emissão da declaração e evita necessidade de complementações pelo requisitante. 

1. Na página inicial do sistema, clique no menu “Gestão de Pessoas” e, na lista de serviços, localize a opção “Declarações”.


2. Serão exibidas as opções relacionadas a declarações. Selecione “Emissão de Declarações”.


3. Ao abrir a solicitação, seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Preencha todos os campos obrigatórios (marcados com *), selecione a sua unidade atual e clique em “Prosseguir”, localizado no canto direito do formulário.


4. Após o envio da solicitação, será exibida a tela com o número da solicitação, a descrição do serviço e os dados do solicitante.


5. Para acompanhar o andamento da solicitação, role até o final da tela e clique em “Atividade” para visualizar a linha do tempo.


6. Na aba “Anexos”, você poderá baixar o documento gerado com assinatura digital, via gov.br.


💡 Dica: certifique-se de que os dados informados estão corretos antes de enviar a solicitação. Isso garante mais agilidade na emissão do documento e evita a necessidade de correções posteriores.

Complementary Content
${loading}