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Tutorial para solicitar Auxílio-Transporte
1. Na página inicial da plataforma, clique no menu “Serviços”, selecione “Ver tudo” e localize o menu “Auxílio-transporte”.
2. Selecione a opção “Auxílio-transporte”. Uma breve descrição do serviço será exibida. Seus dados cadastrais virão preenchidos automaticamente. Informe sua unidade atual, insira o CEP e aguarde o preenchimento automático dos dados postais.
3. Complete com o número e, se houver, o complemento do seu endereço. Indique se deseja receber o benefício. Se sim, anexe o comprovante de residência e clique em “Adicionar trajeto” para continuar.
4. No detalhamento do trajeto, informe:
- Tipo de transporte (ônibus, metrô, trem, etc.);
- Nome da empresa;
- Valor gasto por trecho.
Clique em “Prosseguir” para concluir. Sua solicitação será encaminhada com sucesso para a área de Gestão de Pessoas.
5. Para acompanhar sua solicitação, volte à página inicial, role até o fim e acesse a Central de Atividades. Clique em “Minhas Solicitações” e selecione a solicitação desejada.
6. Na tela da solicitação, você poderá visualizar os anexos, o status da solicitação e acessar o documento em PDF com os dados preenchidos e assinatura digital via gov.br.
💡 Dica: preencha o trajeto com atenção e anexe documentos legíveis. Isso ajuda a evitar pendências e agiliza a análise do benefício.
1. Na página inicial do sistema, clique no menu “Gestão de Pessoas” e, na lista de serviços, selecione a opção “Auxílio-Transporte”.
2. Em seguida, clique na opção “Auxílio-Transporte” para iniciar a solicitação.
3. Uma breve descrição do serviço será exibida. Seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente.
Informe a sua unidade atual, insira o CEP da sua residência e aguarde o preenchimento automático dos dados postais.
Complete com o número do endereço e, se houver, o complemento.
4. No campo “Receber o Vale-Transporte”, selecione:
- “Receber”, caso deseje solicitar o benefício;
- “Não Receber”, caso não deseje utilizar o auxílio.
5. Se optar por “Receber”, anexe o comprovante de residência e clique em “Adicionar trajeto” para informar o percurso.
6. Na tela de detalhamento do trajeto, preencha os seguintes campos:
- Tipo de transporte (ônibus, metrô, trem etc.);
- Nome da empresa de transporte;
- Valor gasto por trecho.
Após o preenchimento, clique em “Adicionar”.
7. Se precisar corrigir algum dado, utilize a opção “Remover tudo”. Caso esteja tudo certo, clique em “Prosseguir”, no canto direito do formulário, para concluir o envio da solicitação.
8. Após o envio, será exibida a tela com o número da solicitação, a descrição do serviço e os dados do solicitante.
9. Para acompanhar o andamento, role até o final da tela e clique em “Atividade” para visualizar a linha do tempo da sua solicitação.
10. Na aba “Anexos”, estará disponível para download o documento gerado com assinatura digital, via gov.br.
💡 Dica: preencha o trajeto com atenção, descreva o valor correto e anexe documentos legíveis e atualizados. Isso evita pendências e agiliza a concessão do benefício.